segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Homenagem ao meu pai...

Homenagem ao Dia dos Pais


O que eu estaria fazendo neste dia dos pais?
Muito provavelmente estaria ligando ou me encontrando com meu pai, agradecendo pela educação que me deu e desejando muitos outros encontros felizes como aquele, como era de costume.
Porém, hoje não posso fazer isto, porque meu pai migrou para outro plano e nesta vida não terei mais contato físico com ele. Esta é a realidade. Restaram apenas as recordações, mas estas não são suficientes e não quero me conformar com elas. Não posso comparar as lembranças do meu pai com os momentos reais que passamos, tomando chimarrão, discutindo questões filosóficas, complexas, as dificuldades do meu trabalho, a aposentadoria dele, seus livros, as ambições e muitas coisas que eu e meu fiel amigo e companheiro conversávamos todas as semanas nos últimos anos.
Se eu fosse qualificar o Valdelírio Pai, o Valdelírio amigo, eu não teria outra definição senão perfeito. Perfeito na hora de educar, na hora de brincar e na hora de corrigir. Fico pensando como é raro encontrar um pai como o meu, que soube ensinar para os seus filhos a temperança com o dinheiro, a valorização da vida, o respeito aos outros e a educação acima de tudo. Para o meu pai esta arte parecia simples, trivial. Lembro-me que quando criança recebia uns trocados pelas notas 100 (cem) que tirava no boletim e como eu ficava feliz em tirá-las e em receber aqueles ‘troquinhos’! Mas será que o meu pai estava me comprando ou comprando meu esforço? Não! Tornou-me, com o apoio da minha mãe, uma das melhores alunas da minha escola e uma filha de quem ele se orgulhava muito. Soubesse ele que tudo o que sou e o que alcancei, se deve a ele. Quisera eu ter a lisura irrepreensível de caráter do meu pai. A honestidade e humildade que chegavam, às vezes, irritar.

Já disse Pedro Bial que ‘morrer é ridículo...obriga você a sair do melhor da festa sem se despedir’ e, pior, com muitos planos para o amanhã. Realmente, e os tantos planos que meu pai queria realizar? E aquela inteligência e consciência das coisas e do mundo? Não posso acreditar que tenham se apagado como uma vela que simplesmente termina.

Bom, o meu maior desejo hoje não posso concretizar e isto me dói imensamente. Queria estar entregando estas singelas palavras pessoalmente para o meu pai, abraçando-o, pegando em seus cabelos e em suas mãos, presenciando aquele jeitão de moleque feliz e profundamente amável. Tenho certeza que, por mais que este texto não chegue aos pés do linguajar e capacidade de expressão do meu pai, ele iria ficar emocionado, não pela beleza das palavras, mas por ter certeza da minha sinceridade.

“Enquanto aqui na terra a luta continua, nós sentimos falta sua, mas é Deus quem faz a hora” (Música de Duduca e Dalvan que eu e meu pai escutávamos lembrando do Professor Piva e que agora me faz lembrar, você, pai)

Feliz Dia dos Pais!
(Pai, nós nunca vamos dizer Adeus!).


Monalisa Michel.

6 comentários:

Carla Michel disse...

Linda mensagem Mona!
Tenho certeza que onde o Val estiver ele leu esta mensagem e se emocionou muito, pois ele amava muito você e o Pablo. E pode ter certeza que ele sabia o quanto você e o Pablo amavam ele..
Vocês tinham uma relação maravilhosa, eram amigos, confidentes, algo que é dificil de se ver entre pais e filhos. Era uma relação que não se pode nem explicar que muita gente não iria entender, pois so vivendo uma relação como vocês viveram pra saber. Era muito lindo ver vocês dizerem eu te amo toda vez que se falavam por telefone. Quando se encontravam nossa o Val ficava radiante. E as tardes de chimarão na sacada do seu apartamento Mona???...E quando você vinha Pablo de Curitiba???...As conversas por MSN de vocês???...Não saberia descrever aqui a relação de vocês, era algo magico, como disse anteriormente so vivendo pra saber....
Abraço.
Carla Michel.

Siguilita disse...

linda mesmo!
Tem saudades que sao pra sempre né... Mas o mais importante foi que vcs aproveitaram todos os momentos ao lado dele, coisa que tem quem passa uma vida toda e nao faz, nao diz q ama, nao diz q sente falta...e depois quando ve ja é tarde demais...
tambem vou sempre sentir falta do Valdelirio, que foi grande pai, grande marido, grande amigo, e no meu caso foi grande mentor. Afinal só fui parar na faculdade de jornalismo por causa dele que publicava meus textos malucos e pobres pra me insentivar... :0 grande homem, (coisa rara nos dias atuais), mas ele o era, ou o é ainda em algum lugar...
abraços

Unknown disse...

Amiguinha
Seu pai sempre estará com você. Também sou grata a ele por ter feito de você uma pessoa tão maravilhosa!!
Te amooo!!

Catia disse...

Oi amiga, sinto muito por essa perda. Sempre adorei e sempre vou adorar e admirar seu pai...meu grande professor!!!

Bjo grande
Catia Martini

Neverson e Malu disse...

Linda mensagem mona...

Pai de verdade nunca tive....

tive um vô maravilhoso que sempre na verdade considerei meu pai...
Deus o levou a mais de 16 anos....

Ultimos anos tive muito contato com o Tio Valdelírio, conversávamos sobre tudo..conversar com ele era como conversar com um Verdadeiro PAI...
conselhos, dicas, críticas...
sempre com aquele jeito maravilhoso de ser....
Mas Deus tb o levou...

Choro várias vezes ao lembrar do Sr que sempre pedia dos meus estudos, incentivava a estudar e a dar valor na mãe q tenho..

Onde o Sr estiver saiba q todos os dias dos Pais lembrarei de vc pela vida inteira

Unknown disse...

mona...
Onde estiver acredito que o grande Mestre... ia adorar esta mensagem...