segunda-feira, 3 de maio de 2010

Feliz aniversário Pai.


Hoje o meu pai está de aniversário. 64 anos. Lembro-me de que no seu aniversário de 63 anos, poucos dias antes de partir, eu disse em seu ouvido (fazia mais de dois meses que eu o visitava e não tinha avistado reações): ‘pai, nós vamos comemorar outros aniversário juntos’ e caiu uma lágrima no rosto do meu pai. Tive a certeza (dolorida), que não tivera em outros encontros, de que ele me ouvia e de que queria muito ficar conosco. Só não sei se já acreditava nisso após tantos dias naquele inferno que chamam de hospital. Eu tinha tanta convicção de que ele fosse ficar! Queria tanto ouvi-lo contar da experiência do hospital como algo longe e terrível que tivesse acontecido em sua vida. Uma experiência tão longa e desagradável tinha que ter um sentido bom (!). Queria vê-lo em casa tomando chimarrão ainda que cercado de remédios. Queria poder contar com ele como era de costume. Eu queria isso não só de um modo egoísta por querer a presença dele, mas porque eu tenho certeza de que ele queria estar aqui e merecia isso. Não consigo compreender. Ninguém sabe da dor do outro. Ninguém jamais vai saber o que é ter um pai como eu tive. Pai de todos os momentos (sem exceção), pai que cuida, que orienta e que reprime; amigo e conselheiro. Pai, esteja bem e cuida da gente. Ajude-nos a aceitar e compreender o que é possível aceitar e compreender. O resto, o incompreensível, pretendo discutir com você, pessoalmente, um dia.
Feliz aniversário, pai. Estou com você neste dia.
Beijos de sua filha, Monalisa.

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá Monalisa

Seu pai continua vivo, porque cada aluno que ele educou leva um pouco dos seus ensinamentos dentro de si, e repassa a outros que repassam a outros...
Ele marcou a vida de muitas pessoas, alguns como eu, que senti por não poder estar no seu enterro, prestando a última homenagem a quem tanto me ensinou. Mas saiba que sofri em silêncio, como muitos ex-alunos e amigos que sabiam que um grande homem partia.

É no silêncio também que muitos desejam que você tenha força para enfrentar essa dor que é só sua.

Eu e muitos amigos seus que compartilhamos nossa adolescência e juventude, no Padre Cirilo, tendo em comum seu pai por professor, estamos com você, mesmo a distância, mesmo sem palavras, mas em pensamentos, orando e pedindo a Deus que lhe conforte nesse momento.
um abraço

Michel Martinazzo disse...

Olá... sempre fui fã dos livros do Valdelírio.. li a maioria deles.. mas minha vontade maior era de algum dia poder assistir a uma palestra dada por ele... cheguei ate a colocar a dica na caixinha de sugestoes da minha escola no tempo do ensino medio... mas não adiantou.
Um certo dia do ano passado lembrei de voltar a visitar esse blog, e lendo a notícia de que o Valdelírio havia partido, fiquei muito espantado, não sabia se acreditava ou se o texto estava querendo falar sobre alguma outra coisa que eu nao estava compreendendo...
Depois de uns dias me caiu a ficha.. fiquei muito decepcionado por nao ter tido nem a oportunidade de conhecê-lo... pois acredito que realmente ele devia passar uma energia positiva a todos que cruzavam seu caminho.. hoje, venho até aqui e descubro que meu escritor favorito morreu justamente no dia do meu aniversario... mais uma ligação que me fará lembrar pra sempre da pessoa que tem meu nome em seu sobrenome, e que me ajudou a ver o mundo de uma forma melhor, atraves de seus livros...

Um abraço à família, que Deus lhes dê conforto e força para seguir em frente sempre. Tenho certeza que o Valdelírio sempre estará zelando por todos aí... Até mais.

Michel Martinazzo.

Ana Claudia Vieira disse...

há alguns meses li em um jornal a noticia da morte de Valdelírio, na hora não me liguei, mas agora estou chocada, não posso acreditar que ele já se foi.
eu tenho dezoito anos, e posso afirmar que muito do que sou hoje, do meu caráter constitui através de suas obras, e sei que ele e suas obras não agiram desta forma somente em minha vida,mas de muitas outras pessoas.
desejo de todo coração que muitas outras crianças e jovens tenham a oportunidade de conhecer seu trabalho.
Obrigada Valdelírio Michel

Dari Hermann disse...

Monalisa
Sou testemunho de quem era seu pai,conheci voce e seu irmao desde quando nasceram.
Conheci ele muito antes de voces nascerem,quando ele ainda estudava para padre e usava batina. Tive uma grande amizade com ele, pois alem de ser meu Professor era meu grande amigo, pois nunca esqueço quando ele comprou o primeiro carro (Opala) 4 portas amarelo,foi a maior alegria dele,esse sorisso que ele teve naquele dia jamais vou esquecer,quando demos a primeira volta com o Opala na cidade,só alegria
Teria muitas e muitas historias para contar sobre este grande amigo,historia (fatos) que jamais vou esquecer sempre boas recordaçoes,quando ele fazia aniversario e pegavamos ele de surpresa,mas tempo passa e Deus quiz assim
Tenho certeza que ele deve estar hoje comemorando seu aniversario junto ao Pai,Pois ele continua vivo na nossa lembrança aquela pessoa sempre sorrindo e bringalhao como ele era,Deus o quiz junto dele.
Um Abraço

Martos disse...

Estou com as pernas tremulas!
Sinto muito, Monalisa, a perda do seu pai. Curiosamente fui procurar alguma referência a ele no Google e o que encontro? a triste notícia de sua partida...
Li seus livros, assisti suas palestras mas o que mais me encantou no Valdelírio foi uma vizita que fiz na sua casa no ano de 2000, não queria entrar, queria apenas apresentar-lhe um dos meus livros, mas ele simpaticamente, carismático e dócil me fez entrar e gastamos uma tarde toda conversando e ao nos despedirmos ele me presenteou com um livrinho de pensamentos. Que saudade!

Unknown disse...

Olá, eu li os livros do Valdelírio Michel na minha infância, e agora gostaria de tê-los na minha coleção. Há algum e-mail no qual que possa entrar em contato para poder comprá-los??

Samuel Kempp disse...

É uma pena, um dos livros de Valdelírio Michel mudou o jeito que eu via o mundo, ''Reflexões'', não acho mais nenhum exemplar para venda e gostaria de alguns exemplares para presenta, para que possa mudar a vida de meus amigos também, sabe onde posso obter alguns? Desde já agradeço.