quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A R T I G O S

O tempo não existe

“Se o tempo é infinito, e a matéria é finita, tudo está condenado a se repetir”, escreveu Nietzsche.
Tudo o que vai acontecer já foi resolvido, e seu livre arbítrio não existe. Segundo Einstein, o tempo não passa no mesmo ritmo para todo mundo. Nenhum relógio marca a mesma hora. O que ainda é futuro para você já aconteceu há cinco anos para o vizinho da direita, e há 20 anos para o vizinho da esquerda. Ora, se algo já aconteceu para outra pessoa, não pode mais ser mudado.
Então, o futuro não pode ser mudado... e a liberdade de escolha, o livre arbítrio, não passam de uma ilusão. Uma pessoa tem tanto poder de determinar seu futuro como uma pedra tem para escolher o seu.
Claro que isso não acontece com nosso vizinho porque as diferenças do tempo que a gente vê são infinitesimais. Mas essa é a realidade. Ninguém vive o mesmo presente. Era isso que Einstein quis dizer quando afirmou: a distinção entre passado, presente e futuro é ilusória, embora seja persistente.
Nós nascemos sabendo que as horas passam no mesmo para todos e que corremos para o futuro juntos. Para Einstein, isso não é verdade. No mundo de verdade, a gente viaja pelo tempo, pois o tempo não é uma coisa etérea, mas um lugar; uma dimensão por onde caminhamos sem parar. Enquanto está lendo estas palavras, os segundos continuam passando, como se você estivesse sentado num trem invisível.
Einstein definiu que a velocidade pode ser medida em km/h: 300 mil km/s ou 1,08 bilhão de km/h. A velocidade da luz. Mas ele viu algo mais assustador ainda: o tempo e o espaço são a mesma coisa. É claro que o bilhão de km/h está sendo usado para mover só o tempo. Mas que você está a essa velocidade agora, está.
Ora, se você está correndo a um bilhão de km/h no tempo, de onde vai tirar velocidade para viajar no espaço? Do único lugar possível: do motor tempo. Isso quer dizer que quando você levanta da cadeira para ir até o banheiro usando uma velocidade de 5 km/h, você tirou isso do tempo. Como se o tempo fosse um balde cheio de água. Quando você tira um copo dela para tomar, o balde fica com um copo a menos e você fica com essa quantidade.
Em suma, o tempo empresta quilômetros por hora para tudo o que se movimenta. Mas isso tem um preço: o tempo passa mais devagar para você. Se ficar sentado no sofá, você atravessa o tempo a 1,08 bilhão km/h. Mas se o seu vizinho entrar no seu BMW e andar a 180 km/h, ele pegou 180 km/h emprestado do tempo. Então, o relógio dele vai andar mais devagar. Mas só o relógio dele. Do lado de fora do carro, o tempo será igual ao seu, sentado no sofá. E daí a coisa curiosa: uma hora depois de ficar com o pé no acelerador do seu BMW, o seu vizinho vai ter envelhecido um pouco menos do que você (0,0000000576 milésimos de segundo).
Em outras palavras, o seu vizinho viajou um pouco para o futuro. Mas é tão pouco! É. O problema é que as velocidades que vivemos no dia a dia são pequenas demais. Mas imagine um astronauta, a 40.000 km/h! Vai fazer um rombo no tempo do tempo.
Foi nessa teoria que se baseou Erich Von Deniken para escrever o livro “Eram os Deuses Astronautas?”. Índios esperam pela volta de seres de outros mundos há milênios. Pois os seres prometeram a eles que voltariam. Como os índios ficaram esperando e como os seres viajam a velocidades próximas às da luz, os tempos para os dois é diferente. Um ano para os seres pode representar mil anos para os índios.
Para Einstein, grandes distâncias também alteram substancialmente o tempo. Aliás, se você olhar para o céu à noite, a luz que estará vendo piscar lá, na verdade não está lá. Estava lá há anos. Para citar um exemplo, a estrela mais perto de nós depois do Sol, é a Alfa-Centaury. Se você a enxergar no céu, a luz que você está vendo é de 4 anos atrás. Pois ela precisou de 4 anos para chegar até você. Como existem milhões de outras estrelas que ficam a milhões de anos-luz da Terra, quando você olha para o céu estrelado, está olhando para o passado. E que passado!

Valdelírio Michel (22.01.09)

2 comentários:

Anônimo disse...

O tempo, é tempo do tempo. Tudo passa como o vento sopra. Somos o que desejamos e alcançamos o que queremos. Nesta conjuntura parabenizo voce, meu irmão, fez acontecer no teu tempo, o sopro do vento, mas não é hora. quero ver voce lendo esta mensagem, para poder dizer que é preciso de mais tempo, para o tempo te perpetuar.
Te amo.
Bjs
Eloi

Daiane Pereira disse...

"Uma pessoa tem tanto poder de determinar seu futuro como uma pedra tem para escolher o seu."

eu ri com isso não temos poder ahahahhaahah

que extraordinário o que vc escreveu
me fez pensar bastante no conceito de tempo como sabemos pouco de algo que achamos que controlamos ;D