segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A R T I G O S

O IDIOTA É VOCÊ!

Há alguns anos, a IG veiculou uma propaganda na TV em que aparecia um cãozinho como mascote. O cão recebia cinco mil reais por mês, o que correspondia, na época, ao salário de 33 trabalhadores. Para ganhar o que ganhava, o cachorro não precisava falar, não precisou estudar inglês, não teve que ir à escola, nem lavar louça, ir à padaria... Só precisava mostrar a cara.
O Micki tinha um contrato de exclusividade de cinco anos e faturaria trezentos mil. Sabe quantos anos um brasileiro, naquela época, precisaria trabalhar duro para ganhar esse dinheiro todo? 165 anos! Sabe por que o cão ganhava tanto e o trabalhador tão pouco? Porque o trabalhador, mesmo cansado, ficava diante da televisão olhando para o focinho do cachorro. Era o trabalhador que pagava o salário do cão!

Esse fato me lembra de uma anedota que circulou na Internet: um sujeito foi visitar um amigo em Brasília e aproveitou para pedir um emprego para seu filho que tinha acabado de completar o Ensino Fundamental através do Supletivo.
- Eu tenho uma vaga de assessor, só que o salário não é muito bom.
- Quanto, doutor?
- Pouco mais de 10 mil reais
- Dez Mil??? Mas isso é muito dinheiro para o garoto! Ele não vai saber o que fazer com tudo isso, doutor! Não tem uma vaguinha mais modesta?
- Só se for para trabalhar na assembléia. Meio período. E eles estão pagando só sete mil!
- Ainda é muito, doutor! Isso vai acabar estragando o menino!
- Bom, tenho uma vaga de consultor. Estão pagando cinco mil reais por mês, serve?
- É muito ainda, doutor. O Senhor não tem um emprego que pague uns mil e quinhentos, dois mil?
- Ter até tenho, mas aí é só por concurso e precisa ter curso superior, pós-graduação ou mestrado, bons conhecimentos em Informática, domínio da língua portuguesa, fluência em inglês e espanhol e conhecimentos gerais. Além do mais, ele terá que comparecer ao trabalho todos os dias!

Voltando ao cachorro da IG, é triste ver os meios de comunicação, especialmente a TV, fazer o desconhecido ficar conhecido, e o ignorante passar por inteligente. É triste ver o povo transformado em avestruz, escondendo a cabeça para não ver o que não quer ver e pensando estar protegido pelo fato de não ver o que todo mundo vê.
Povo que se deixa dominar por quem sabe menos é povo que não pensa, porque não tem opinião nem terá horizonte.
É triste o país onde a televisão transforma em inocente quem fracassou na tentativa de ser mau, embora nada de bom tivesse feito. É triste o país que usa os meios de comunicação como meios de dominação, e não de informação e formação. É triste o país onde a televisão considera puro um homem só porque cometeu centenas de erros de Português. É triste o país em que a desinteligência se confunde com qualidade, onde a ignorância e a falta de estudo são consideradas falta de oportunidade.
As pessoas identificam-se porque vêem na tela sua própria cara. Quem não sabe a que veio, enxerga-se no sorriso idiota estampado na cara de qualquer idiota que aparece na tela, especialmente se essa cara é bonita. Quantos milhões ligavam a um custo de quatro a cinco reais todas as semanas para eliminar um dos idiotas do BBB. Dinheiro que recebiam do Bolsa-Família que você paga!
Os meios de comunicação não perguntam. Simplesmente constatam: o brasileiro típico não tem estudo. É ignorante e ponto final. E gostam que seja assim. Enquanto o povo for “alegre”, eles faturam. Porque “alegre” é aquele que ri de tudo, até daquilo que não entende.
O povo deixa se levar pela aparência, pela casca, como se conteúdo fosse o menos importante. Essa superficialidade faz a malandragem predominar sobre o caráter e a integridade. Lembra dos senadores que violaram o painel de votações e dos deputados envolvidos no mensalão? Todos voltaram pelo voto do povo! Um deles é até governador do Distrito Federal!
A TV constrói ídolos de barro num piscar de olhos. Corpo e rebolado são mais valorizados do que o caráter. A culpa, outra vez, é do povo que se escraviza à TV. Os ídolos de barro são transformados em heróis pelas mãos do povo que os aplaude.
Você quer ajudar a mudar essa realidade? Então proteste! Desligue a TV e leia um bom livro!
Ah, você não gosta de ler!?
É pena, porque o suor do seu trabalho vai continuar a pagar o salário daquele cãozinho da IG!

Valdelírio Michel

4 comentários:

Carla Michel disse...

Concordo plenamente!
Ótimo artigo..Parabéns.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog pai!!! Ficou muito bom! Espero que as pessoas conheçam sua genialidade e apreciem a boa leitura.
Bjos
Mona

Unknown disse...

Tudo que li nesse artigo é a mais pura verdade. Com certeza o livro é uma lição de vida que abrirá os olhos de muita gente. Parabéns... sucesso! Abraços.

Anônimo disse...

E ainda os IDIOTAS dizem que não tem programa que presta na TV, mas continuam assistindo.
Abraços.
PS:Parabéns pelo blog. Conhcendo-te, sei que terei bons motivos para deixar a TV de lado(por alguns minutos).